<$BlogRSDUrl$>
Comments:

terça-feira, setembro 30, 2003

Eram 13 horas do dia 28 de Setembro de 2003.
Estava tudo preparado, o menu, a câmara de filmar, o pai e a mãe.
É a primeira refeição da Mariana e como tal a situação tinha que ser vista recordada e analisada.
A Mariana mais uma vez surpreende toda a gente e contra todas as expectativas gosta muito da sopa não a cuspindo, nem fazendo do bbbrrrrrrrr......... característico destas situações. A banana já não foi tanto do agrado da minha filhota mas mesmo assim também se portou bastante bem.
Para provar as minhas palavras ficam aqui 2 fotos da primeira refeição da Mariana.
Apresento também o menu da refeição.


Menu da primeira refeição da Mariana
Ingredientes da sopa:
Uma batata
Abobora
Azeite

Modo de preparação:
Cozer a batata e a abobora durante quinze minutos, no final da cozedura juntar o azeite. Triturar e deixar arrefecer. Servir mormo e quando o cliente tiver fome.

Ingredientes para a fruta:
½ banana

Modo de preparação:
Descascar a banana com o cuidado de tirar a parte central. Esmaga-la bem e servir ao natural.



Comments:

quarta-feira, setembro 24, 2003

Ontem foi dia de visita do padrinho.
Eram umas nove horas da noite quando o padrinho da Mariana tocou à campainha, vinha carregado com presentes para a afilhada.
Depois de metermos a conversa em dia e acertarmos os pormenores da ida ao concerto dos rolling stones, centramo-nos no elemento mais forte da família.
Mãos na câmara de filmar que o momento assim o pede.
A Mariana não tira os olhos do padrinho enquanto este vai desembrulhando e montando os presentes, é um olhar muito concentrado nas novidades nem a televisão a atrai.
Brinquedos montados (um tapete de actividades e um ginásio da floresta) foi a vez da Mariana fazer a inauguração dos ditos.
Começa com o olhar a exploração dos brinquedos novos, depois vai avançando com os braços a exploração do brinquedo. Ao fim de algum tempo já está inteiramente adaptada e os sorrisos já fazem parte da brincadeira.
Os pais da Mariana agradecem ao padrinho os presentes.
(...padrinho, quero-te dizer que gostei muito e das prendinhas...)

Comments:

quinta-feira, setembro 18, 2003

Ontem fomos fazer uma visita à Dr.ª Clara Júlio. O objectivo da nossa visita era ver a evolução da anca da Mariana, e sabermos se passaríamos a usar o aparelho para a correcção da anca só no sono da noite.
A Mariana melhorou muito, passou dos 33% de cobertura da anca para uns 45% o que é bastante bom, e tendo em atenção que só usou aparelho sensivelmente 2 meses, desde o dia 9 de julho.
Para continuar no bom caminho a Dr.ª acha melhor a Mariana usar o aparelho mais um mês, até ao 15 de Outubro, para ai sim podermos passar a usar o aparelho só no sono da noite.
Apesar da desorganização reinante no hospital, a Dr.ª. continua a ter pela Mariana um carinho especial e achar a Mariana muito bonita, e nós lá ficamos todos babados.

Nota: A cobertura da anca normal num bebé da idade da Mariana é de 50%, portanto a Mariana está quase lá.

Comments:

segunda-feira, setembro 15, 2003

Foi hoje, sim, foi hoje que dei de comer pela primeira vez á Mariana. Na política de ir habituando a Mariana ao novo tipo de vida que se aproxima, os pais começaram a dar uma vez por dia o leitinho da Mariana no biberão. Porque Outubro está ai, e com ele a mãe vai trabalhar, a Mariana vai iniciar as sopas e frutas e vai passar os dias na casa da avó Aninhas, são muitas novidades juntas por isso estamos já a habituar a Mariana a beber leitinho do biberão e a estar mais habituada a não ter sempre a mãe por perto.
Voltemos ao facto importante do dia.
Hoje foi eu que dei o leitinho á minha filhota, o leite era o materno, ok. Mas foi eu que tive com ela ao colo, foi para mim que ela olhou enquanto estava a beber, foi no meu dedo que ela agarrou para se sentir mais segura.
Hoje com esta etapa comprida e depois de já ter mudado a fralda, dado banho, vestido e até de passeios pelo infantado ter dado com a minha filhota. Estou verdadeiramente capacitado para criar a minha filhota.
Mas com a ajuda imprescindível da mãe.

P.S. – O texto aqui apresentado deveria ter sido publicado no passado sábado, só por dificuldades o não foi, as minhas desculpas pelo sucedido.

Comments:

quarta-feira, setembro 10, 2003

Hoje a Mariana faz 3 meses. 

Hoje é dia de festa.
Comments:

terça-feira, setembro 09, 2003

No ultimo fim de semana a Mariana estriou finalmente a sua cama de grades.
A cama já estava montada, os brinquedos já preparados, os atoalhados já lavados e passados, só faltava o colchão. E foi assim que no sábado lá fomos pai e mãe comprar o que faltava. Sim porque a Mariana já nos disse que esta farta de dormir no nosso quarto e quer ter começar a dormir na cama dela no quarto que é dela.
Então chegamos a um acordo, a Mariana vai começar a dormir aos bocadinhos da parte da tarde na cama de grades para se habituar.
Ontem foi dia de visita generalizada, ambos os avós marcaram presença lá em casa para uma visita á minha filhota, ela correspondeu com uma boa disposição permanente e até o pai demonstrou os seus dotes ao ter dado o banho a filhota.
A Mariana está com alguns problemas para fazer cocó. Os pais e a Dr.ª Teresa Tomé estão a tentar resolver o problema da forma mais natural possível.
Amanhã a Mariana faz 3(meses) de vida e para comemorar esta data os pais estão a preparar um jantar lá em casa para os próprios e para os avós. A Mariana como é obvio será o centro das atenções, mas isso pouco importa, pois ela merece.
O tio João e a tia Claudia também estão convidados.

Comments:

sexta-feira, setembro 05, 2003

Ontem foi dia de vacina. A Mariana e a mãe reservaram a parte da tarde para fazer uma vista ao centro de saúde de Loures para a Mariana levar a primeira dose da Prevenar. O comportamento da Mariana foi tão bom que a mãe resolveu dar-lhe um prémio e foram esperar o pai á rua.
Ali estivemos os três um bocadinho na entrada do prédio em amena cavaqueira com os vizinhos que iam entrando e saindo.
Já depois da jantar ensinei a Mariana a brincar com o brinquedo novo que o amigo Henrique Mateus ofereceu. Depois de lhe explicar que deveria agarrar os brinquedos que estavam pendurados, a Mariana foi tentando sozinha a proeza de os agarrar, ao fim de algumas tentativas, teve o merecido prémio, e já consegue agarrar os brinquedos que estão pendurados por cima dela.
Os pais ficaram orgulhosos com o feito e pela persistência que a Mariana demonstrou até conseguir o objectivo dela.

Comments:

segunda-feira, setembro 01, 2003

31 de Agosto de 2003
(“...Hoje é dia de festa, sim, um casamento é uma festa, o meu primeiro casamento. A minha mãe compro-me um vestidinho branco muito bonito, mandou fazer uns sapatinhos vermelhos a dar com o chapéu. Enfim vou muito bonita, acho até que vou ser a pessoa mais bonita da festa...”).
O dia chegou com muita chuva, como habitual por volta das 7 horas da manhã a Mariana acordou para a sua primeira refeição, existe uma certa tristeza no ar pela chuva mas também nós casamos num dia de chuva e cá andamos. A manhã foi tranquila, como convinha para a Mariana enfrentar melhor o casamento e todas as novidades que ia ter pela frente, entretanto o dia ficou lindo e até sem muito calor.
Não fomos a igreja porque era mais ao menos a mesma hora do comer da Mariana e tivemos de optar, mas já acompanhamos os noivos no percurso para o copo de água.
A festa foi muito bonita (os nossos parabéns) a Mariana teve um comportamento cinco estrelas muito bem disposta e até um pouco dorminhoca, mesmo com musica alta. Quanto as fotos fica aqui uma com os noivos, a qualidade não é a melhor, mas prometo colocar mais tarde outra bem melhor.

(“...já me estava a esquecer, mas quero deixar aqui no meu diário os votos de muitas felicidades para os meus amigos Carlos e Marisa...”)


Comments:
Sábado.
Dia marcante na vida da minha filhota, já sorria e até dobrava o riso, já emitia sons, mas só monossílabas.
Agora no sábado a minha filha começou a emitir outros tipos de sons, não os já conhecidos háááááá, ou os ííííí, mas começou a articular mais de um som juntos.
Agora posso dizer que a Mariana já fala, uma linguagem muito própria, que só ela compreende, mas que fala, fala.
Posso estar a exagerar, se calhar é normal na idade da Mariana existir este tipo de comportamentos, mas lá que fique maravilhado com os hááá, ííí, éééé, póó ditos juntos e com um sorriso na cara como quem está feliz por viver.
Eu e a mãe ficamos absolutamente babados.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?